Helmet – Betty

Depois do sucesso enorme que os nova iorquinos do Helmet tiveram com seu segundo álbum, Meantime, graças, principalmente, ao sucesso estrondoso de Unsung, que se tornou um dos clássicos do rock alternativo do começo da década de 90, o grupo se foca agora no seu próximo lançamento, Betty, que foi esperado com grande expectativa por fãs e críticos.

O grupo era formado pelo guitarrista e vocalista Page Hamilton, pelo baterista John Stanier, pelo baixista Henry Bogdan e pelo guitarrista Rob Echeverria, o último sendo novo no grupo e também sendo a primeira de várias mudanças na formação que o Helmet ainda viria a enfrentar ao longo dos anos.

Assim que saiu, o álbum não foi dos mais aceitos, tanto a crítica quanto os fãs caíram em cima, apesar destes terem mudado drasticamente sua posição com o passar do tempo, hoje considerando-o um álbum tão espetacular quanto Meantime.

Helmet sempre teve algo que mais chamou atenção em seu som, os riffs de Page Hamilton, e Betty seria possivelmente o melhor lugar para demonstrar isso, “Wilma’s Rainbow“, “Milquetoast” e “Rollo” servem de bons exemplos. Mas esses riffs não seriam nada sem o groove que todos os outros instrumentos trabalham para estabelecer, fazendo com que em certos momentos os riffs te empurrem no chão e começem a deslizar sua cara sobre ele.

Aqui compensa destacar também a falta de crédito que os outros instrumentistas do grupo sempre ganharam, apesar de notável talento. O baixo de Henry Bogdan além de ser um grande contribuinte do peso da maioria das faixas, também guia completamente faixas como “Biscuits For Smut“, usando slide no baixo e sobrepondo todos os demais instrumentos em um som alto e impactante, “Milquetoast“, sendo o instrumento de destaque nos trechos lentos e destruindo nos riffs esmagadores da faixa, e também guiando o groove puríssimo da experimental “Silver Hawaiian“. Já John Stanier poderia ser premiado com o título de baterista mais injustiçado dos anos 90, sua habilidade é mais do que evidente por faixas do álbum inteiro, “Street Crab“, “Wilma’s Rainbow“, “Vaccination, “I Know“e “Speechless” já podem te dar uma boa noção do que estou falando.

Betty é o primeiro álbum aonde o Helmet decidiu sair um pouco do convencional e ingressar em aventuras experimentais, as vezes usando um pouco de elementos de jazz e blues. Isso fica extremamente evidente em “Beautiful Love“, que começa bem lenta e relaxante até o baixo e seguidamente todos os intrumentos decidirem destruir o que chegar por perto, em “The Silver Hawaiian“, uma faixa estranhíssima aonde um vocal grave e debochado é guiado por puro funk e groove do baixo de Bogdan, e também na caipira “Sam Hell“.

Claro que não podemos esquecer de mencionar os vocais de Page, que, sinceramente, sempre passou muito longe de ser um vocalista de peso, e vale mencionar que ele deu uma acalmada considerável em relação ao Meantime, agora é acompanhado de um vocal mais agressivo apenas nas faixas “I Know” e “Tic“.

Betty pode até ser cansativo na primeira ouvida, muitos vão sentir que ouve uma decaída da primeira pra segunda metade do álbum (o que eu até concordo em certa parte), mas com o tempo ele vai acabar te conquistado. É como a mulher da capa, a princípio tem algumas qualidades expostas, mas só depois de uma relação mais íntima que você vai entender direito tudo que ela tem a oferecer….(Acho que eles jamais teriam pensado numa interpretação tão tosca e absurda)

Helmet – Betty (1994)
Gênero: Groove Metal/ Alternative Metal/ Post-Hardcore

01 – Wilma’s Rainbow – 3:54
02 – I Know – 3:41
03 – Biscuits For Smut – 2:53
04 – Milquetoast – 3:54
05 – Tic – 3:40
06 – Rollo – 2:38
07 – Street Crab – 3:32
08 – Clean – 2:26
09 – Vaccination – 3:04
10 – Beautiful Love – 2:03
11 – Speechless – 2:59
12 – The Silver Hawaiian – 2:08
13 – Overrated – 2:40
14 – Sam Hell – 2:09

Destaques:
Wilma’s Rainbow, I Know, Biscuits For Smut, Milquetoast

DOWNLOAD

Tudo By LA

“Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei deve permanecer, no máximo, 24 horas em seu computador. Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apagá-lo ou comprá-lo após 24 horas. – A aquisição desses arquivos pela Internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário. Os donos, administradores e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do blog não têm responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utilizá-los”.

Anúncios

Sobre lavemmenamora

Aham, tou sabendo..
Esse post foi publicado em Helmet e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Helmet – Betty

  1. henrique disse:

    tenho que criar vergonha e voltar a postar aqui… fire at disco… fire in the gates of hell

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s