Blind Illusion – The Sane Asylum

BlindIllusion

Postado originalmente na music4l em 17/09/2009

Blind Illusion é uma banda de Thrash Metal, formada no final dos anos 70s, sendo por anos uma das bandas de metal do cenário underground mais populares. Embora a banda tenha durado muito tempo, ela passou por diversas mudanças em sua formação, e nunca passando de um mero passatempo para os integrantes.

Dentre seus membros, que gravaram o The Sane Asylum, podemos destacar Les ClaypoolLarry LaLonde, ambos posteriormente formariam a banda Primus e Claypool seria apontado um dos melhores baixistas do rock.

Após nove anos de existência, 1979-1988, o Blind Illusion resolve lançar seu primeiro e único LP, contendo oito músicas, com a sonoridade baseada no Progressivo e no Thrash Metal.

A faixa título abre o disco, sendo apenas uma introdução e uma amostra do que ainda virá pela frente. E o que vem pela frente? Nada mais do que, para mim, a melhor música do álbum, começando com uma bateria destruidora, acompanhada de diversos riffs extremamente envolventes de guitarra, apesar de ser uma música pequena, Blood Shower, possui várias partes além de um solo teoricamente extenso e porque não, virtuoso, de Larry LaLonde.

Vengeance Is Mine, terceira faixa, consegue manter um nível extremamente alto, após Blood Shower, linhas de guitarra completamente “medonhas”, solos espalhados por toda a música, sendo alguns com um timbre extremamente estranho, lembrando um pouco, os solos de LaLonde no Primus, mas ao contrário do que ocorre no Primus, o baixo não rouba a cena em seus “momentos de glória”.

Death Noise poderia ser resumida em uma frase: Introdução Enorme. Nada mais que 4 minutos para Marc Biedermann começar a soltar a voz, pura técnica instrumental, nos minutos iniciais da música, como sempre, Mike Miner destruindo na bateria, Larry LaLonde mostrando virtuosismo na guitarra além de, finalmente, uma música com um baixo mais presente de Claypool.

Kamakazi é uma faixa completamente peculiar, alternando riffs e solos de guitarra pesadíssimos, com partes mais lentas, que fogem totalmente do padrão do álbum.

Smash The Crystal se inicia com um baixo extremamente técnico, acompanhado da bateria e de uma guitarra que está em back, e que em alta velocidade se sobrepõe ao restante dos instrumentos, mesmo assim a grande “atração” da música é sua linha de baixo, onde Claypool, além de ser super criativo na montagem dela, incrementando alguns slaps à musica, no mínimo curioso dentro de uma banda de metal, tirando o brilho dos demais instrumentos, que também não deixam a desejar.

Uma introdução de Vicious Visions é quebrada, por um curto momento mais calmo na música, que serve apenas para toda a banda voltar com peso total, música, que por acaso me lembra a antecessora, Kamikazi, talvez aí esteja o motivo das duas serem as mais apagadas do álbum.

The Sane Asylum de encerra com Metamorphosis Of A Monster, embora possuir linhas instrumentais extremamente contagiantes, eu não considero mais do que uma simples música do CD, destaque a introdução do seu solo, completamente experimental.

O fraco vocal de Biedermann não causa grandes impactos negativos, com sua voz completamente esculachada, uma vez que muitas bandas de Thrash Metal possuem vocalistas horríveis, comoDave Mustaine.

O Blind Illusion acabou no ano seguinte a estréia do álbum, ficando em um longo hiatus, que durara até o começo desse ano, quando Biedermann, único membro original da banda que gravou o único LP, decide voltar com dois membros novos para os cargos de baixista e baterista.

Para pessoas que acham que Larry LaLonde não passa de um guitarrista bem meia-boca, como eu achava, que sempre viveu nas costas de Les Claypool, The Sane Asylum é o álbum perfeito pra você mudar de opinião sobre isso, e/ ou para quem gosta de bandas clássicas de Thrash Metal.

Blind Illusion – The Sane Asylum (1988)
Gênero: Thrash Metal/ Metal Progressivo

01 – The Sane Asylum
02 – Blood Shower
03 – Vengeance Is Mine
04 – Death Noise
05 – Kamakazi
06 – Smash The Crystal
07 – Vicious Visions
08 – Mettamorphosis of a Monster

Destaques
Blood Shower, Vengeance Is Mine, Smash The Crystal

DOWNLOAD

Review e Post por MA

Upload por LA

“Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei deve permanecer, no máximo, 24 horas em seu computador. Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apagá-lo ou comprá-lo após 24 horas. – A aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário. Os donos, administradores e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do blog não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utilizá-los.”

Esse post foi publicado em Blind Illusion e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s